Criada Rede de Lugares da Resistência à Ditadura para estudo e preservação da memória

Criada Rede de Lugares da Resistência à Ditadura para estudo e preservação da memória

Dezassete instituições, entre museus, fundações e municípios, formalizaram hoje, em Peniche, a criação da Rede de Lugares da Resistência à Ditadura – RESIST, com vista ao estudo e preservação da memória da resistência à ditadura em Portugal.

Presente na cerimónia, o secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, sublinhou “a pertinência da rede que agrega vários polos do conhecimento sobre a resistência para tornar possível uma visão mais alargada da memória” e assim contribuir para uma cidadania ativa.

Na carta de compromisso hoje assinada, as 17 instituições subscritoras afirmam que, 50 anos após a Revolução do 25 de Abril de 1974, “urge reconhecer e promover o património material e imaterial da resistência e da luta pela liberdade em Portugal e nos países antigas colónias”.

A rede informal tem como missão “ser um espaço de reflexão, partilha, estímulo ao trabalho de preservação da memória da resistência e oposição à ditadura, promovendo o acesso e ativação deste património comum”.

A RESIST, denominação em língua inglesa para se aproximar de redes internacionais, compromete-se a valorizar e preservar o património material e imaterial da resistência à ditadura, e dinamizar territórios a partir da ativação das memórias locais da resistência.

Outras finalidades passam por mapear os lugares de memória da resistência à ditadura no país, promover o estudo e difusão do conhecimento sobre as distintas formas de resistência e promover a cidadania consciente e os valores da liberdade, direitos e garantias democráticos.

Constituem esta rede a Associação do Fundo Superfície, a Associação Movimento Cívico Não Apaguem a Memória, os municípios de Beja, Grândola, Odivelas e Santarém, o Museu de Aristides Sousa Mendes, o Centro Humberto Delgado (Torres Novas), a Fundação José Saramago, a Fundação Mário Soares e Maria Barroso, o Museu de Angra do Heroísmo, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade, o Museu do Campo de Concentração do Tarrafal, o Museu do Neo-Realismo (Vila Franca de Xira), o Museu Nacional de Resistência e Liberdade, o Roteiro Literário Levantado do Chão – José Saramago (Montemor-o-Novo) e a União de Resistentes Antifascistas Portugueses.

Rádio Pax / Lusa

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

29/07/2025
André Gonçalves é o candidato do PS à Assembleia Municipal de Moura
29/07/2025
Beja: BE defende criação de habitação na antiga sede do Banco de Portugal e no antigo edifício da Casa Pia
28/07/2025
Alexandre Rosa lidera lista do CHEGA à Assembleia Municipal de Odemira
Beringel
26/07/2025
Junta de Beringel alarga pontos de deposição de lixo
26/07/2025
CDU apresenta candidatos em Serpa
25/07/2025
Autárquicas: Antigo autarca de Almodôvar candidato de PSD e CDS-PP em Castro Verde
25/07/2025
Isabel Martins é a candidata da CDU à Assembleia Municipal de Castro Verde
25/07/2025
CDU apresenta candidatos em Ferreira do Alentejo