As escolas do distrito de Beja deram um exemplo de sustentabilidade no último ano letivo. As cinco instituições de ensino da região que participaram ativamente na 14.ª edição da campanha “Escola Electrão” recolheram mais de 38 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, um esforço que lhes valeu um total de 2.925 euros em cheques-prenda para troca por novos equipamentos.
Entre as vencedoras, destaque para a Escola Secundária de Serpa, que sozinha recolheu 27,5 toneladas de equipamentos elétricos, 68 quilos de lâmpadas e 79 quilos de pilhas, conquistando 2.175 euros em prémios.
A nível nacional, esta 14.ª edição da “Escola Electrão” registou um crescimento de 27% face ao ano anterior, com cerca de 460 toneladas de resíduos recolhidos em 890 escolas de todo o país, incluindo Açores e Madeira. No total, foram distribuídos 50 mil euros em prémios.
No distrito de Beja, além da Secundária de Serpa, participaram também a Escola Básica Aviador Brito Paes, em Odemira, a Escola Básica e Secundária José Gomes Ferreira, em Ferreira do Alentejo, a Escola Básica Mário Beirão, em Beja, e a Escola Básica Professor Francisco Honrado Pereira, na Amareleja, concelho de Moura.
No topo nacional, além da escola de Serpa, destacaram-se a Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, na Póvoa de Varzim, e o Colégio de São Miguel de Fátima, em Santarém.
Com esta iniciativa, o “Electrão” já soma mais de sete mil toneladas de resíduos recolhidos em escolas, promovendo não só a reciclagem, mas também a sensibilização ambiental junto de milhares de alunos em todo o país.