Foi assinado na passada sexta-feira, 28 de agosto, um protocolo de colaboração entre o Município de Beja e a Associação de Futebol de Beja, que marca o arranque do projeto da Academia de Futebol de Beja. A iniciativa terá como base a reabilitação do Estádio Municipal Dr. Flávio dos Santos e zonas envolventes.
O projeto prevê a criação de várias infraestruturas desportivas, entre as quais um campo de futebol de 11, um campo de futebol de 9, dois campos de futebol de 7 e ainda um campo de futebol de praia. A futura academia contará também com quatro balneários para equipas, dois balneários para árbitros, um gabinete médico, ginásio, gabinetes de trabalho e uma sala de formação com capacidade para 40 pessoas.
A intervenção tem um custo global superior a três milhões de euros. Do total, a Associação de Futebol de Beja compromete-se a assegurar 600 mil euros, enquanto a maior fatia do investimento será garantida pelo Município de Beja.
No documento assinado pode ler-se que “a construção deste espaço permitirá a prática desportiva e possibilitará à Associação de Futebol de Beja ter condições estruturais para o desenvolvimento do futebol jovem, para as suas seleções distritais e para possibilitar o acesso aos seus clubes filiados”. O projeto deverá ainda contribuir para melhorar as condições de treino, qualificar agentes desportivos e potenciar a deteção de novos talentos no distrito.