A Rádio Pax colocou frente-a-frente os cinco candidatos à presidência da Câmara de Beja nas autárquicas de 12 de outubro.
Durante duas horas foram debatidas as principais propostas de cada uma das candidaturas a sufrágio.
Desenvolvimento económico, segurança, políticas sociais e dinamização do comércio local foram temas em cima da mesa.
A candidata do Bloco de Esquerda deixou várias propostas de apoio aos mais desfavorecidos.
Madalena Figueira defendeu a revitalização da habitação a preços controlados, a fixação de jovens, o combate à pobreza e a integração dos migrantes.
O BE quer ainda “reverter” os que diz ser o “desrespeito do agronegócio” pelo Plano Diretor Municipal (PDM) de Beja, pois há munícipes com plantações até à porta de casa.
Paulo Arsénio, candidato do PS, falou no início de um “novo ciclo” em Beja, a partir de novembro.
O atual presidente da Câmara enalteceu a concretização de investimentos como as novas instalações do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, a nova residência de estudantes do Politécnico de Beja, a segunda fase do Centro de Incubação de Base Tecnológica do NERBE/AEBAL, a melhoria dos acessos à A2, a instalação da primeira unidade de saúde privada no concelho, a ampliação do Hospital distrital e a eletrificação da ferrovia até Beja.
“Quem contribuiu, nos últimos quatro anos, de forma direta ou indireta, para que muitos destes investimentos se concretizassem merece comandar o novo ciclo e planear Beja para o futuro”, concluiu Paulo Arsénio.
O cabeça-de-lista da CDU, falou numa “candidatura forte e determinada” em desenvolver Beja.
Vítor Picado quer a cidade como “motor de desenvolvimento regional”.
A CDU pretende “devolver a esperança” a quem vive e trabalha no concelho Beja.
Vítor Picado assegura que a CDU está “muito orgulhosa do passado na gestão dos destinos do concelho”, mas garante que tem “muito mais futuro do que história para contar”.
O candidato do Chega pretende “potenciar o cluster militar” em Beja, criar uma unidade de Polícia Municipal para reforçar a segurança e construir uma nova estação multimodal -rodoviária e ferroviária-, permitindo a transformação da atual gare num espaço de convívio para as famílias.
David Catita defendeu a necessidade de retirar a linha ferroviária de dentro da cidade através da criação de “uma alternativa no lado oeste”.
A construção de um terceiro centro de saúde e de um centro comercial na cidade são outras das propostas do candidato do Chega.
“Valorizar o território, apoiar empresas, criar emprego qualificado e projetar Beja no mapa nacional e internacional” são prioridades do candidato da coligação PSD/CDS-PP/IL.
A candidatura de Nuno Palma Ferro tem as portas abertas para “todos os cidadãos”.
A Coligação “Beja Consegue” quer “afirmar Beja no panorama cultural e turístico com candidaturas sólidas, eventos de qualidade e valorização da identidade cultural”.
Se vencer as eleições Palma Ferro vai avançar com uma “gestão rigorosa dos recursos do município e concretizar todos os projetos a que se propõe”.
A Rádio Pax realiza na próxima segunda-feira o debate com os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Serpa, o segundo de um ciclo previsto até 18 de setembro.