Moura olha o passado para pensar o futuro do seu património

Moura olha o passado para pensar o futuro do seu património

A próxima sessão das Arqueoversas está marcada para esta segunda-feira, dia 22 de setembro, às 15h15, no Átrio da Memória da Escola Secundária de Moura, e será dedicada ao tema “Megalitismo Pré-Histórico de Moura: paisagens, monumentos e memórias”.

Com mais de cinco mil anos de história, o território de Moura integra um dos fenómenos mais marcantes da Pré-História alentejana: o megalitismo. As antas e menires espalhados pela paisagem não são apenas testemunhos de um passado distante, mas também pontos de ligação entre caminhos, recursos e memórias coletivas.

A palestra vai enquadrar cerca de três dezenas de sítios arqueológicos já identificados ou mencionados no concelho, relacionando-os com outras áreas do Sudoeste Ibérico. Mais do que olhar para estes monumentos como vestígios imóveis, a iniciativa propõe entendê-los como um “arquivo vivo”, que continua a levantar questões e a reforçar a responsabilidade de preservação.

O orador será Nelson J. Almeida, arqueólogo e professor da Universidade de Évora, especialista em Pré-História do Sudoeste Peninsular, que tem dedicado o seu trabalho ao estudo das comunidades antigas e à valorização do património arqueológico.

Com este encontro, Moura reafirma a importância de cruzar ciência e comunidade, numa reflexão sobre a identidade e a memória que moldam o presente e projetam o futuro.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

13/12/2025
Afonso precisa de um herói: Beja e Ferreira do Alentejo mobilizam-se para encontrar dador de medula
Ginástica
13/12/2025
Ginástica Acrobática Adaptada da Cercibeja nomeada para prémio nacional
Castro Verde
13/12/2025
Magia de Natal invade Castro Verde
12/12/2025
Natal em Beja: Mercadinho de natal e muitas atividades até 06 de Janeiro de 2026 (com vídeo)
12/12/2025
Moura: imigrantes agredidos e casa incendiada durante ataque esta madrugada
12/12/2025
Beja: GNR apreende 1.500 doses de droga e detém três suspeitos de tráfico na região
12/12/2025
Câmara de Beja aumenta para 87 mil euros investimento na iluminação de Natal
Alentejo
12/12/2025
Alentejo reforça peso da Cultura com mais de 2 mil empresas ativas