Uma noite de terror abalou a tranquilidade da vila de Garvão, no concelho de Ourique. Eram cerca das 23 horas da noite de ontem, sábado, quando um episódio de violência extrema transformou um lar de idosos num verdadeiro cenário de tragédia.
Segundo apurou a Rádio Pax, um idoso residente na instituição terá pegado num ferro e atacado brutalmente três outros idosos, também residentes no mesmo espaço. A agressão foi descrita como de “enorme violência”. Uma das vítimas não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer.
O caso está agora a ser investigado pelo núcleo de investigação da GNR, que tenta apurar as circunstâncias exatas do ataque, bem como as condições em que funcionava a instituição.
Há ainda um dado particularmente grave que a Rádio Pax conseguiu confirmar: o lar não tinha, atualmente, licença da Segurança Social para funcionar, encontrando-se, por isso, em situação ilegal.
Recorde-se que em 2023, esta mesma estrutura residencial foi alvo de uma inspeção da Segurança Social, que acabou por determinar o seu encerramento. Na altura, os idosos que ali viviam foram transferidos para o Lar de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira. Ainda assim, o espaço voltou a funcionar, tudo indica, à margem da lei.
A Rádio Pax continuará a acompanhar este caso dramático, que deixa Garvão em choque e levanta sérias preocupações sobre a segurança nas estruturas residenciais para idosos.
Actualização
Segundo novas informações recolhidas pela Rádio Pax, o idoso agressor terá arrancado um ferro da casa de banho e, de seguida, dirigiu-se ao quarto de outro idoso que se encontrava a dormir, onde desferiu vários golpes violentos, acabando por provocar a sua morte.
Após o ataque mortal, o agressor terá ainda ido ao encontro de outros dois idosos, que também se encontravam no lar, agredindo-os com extrema violência.
A Rádio Pax sabe ainda que os responsáveis da instituição terão impedido os Bombeiros e a GNR de falar com os funcionários do lar, uma situação que poderá vir a ser alvo de averiguações no âmbito da investigação em curso.