Mértola e Porto Covo afirmam-se como referências no turismo sustentável no Alentejo, depois de a aldeia costeira de Porto Covo, no concelho de Sines, se ter tornado no primeiro destino turístico sustentável da região, com certificação atribuída na passada segunda-feira. Mértola recebeu o mesmo reconhecimento na última quarta-feira.
Segundo o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, este reconhecimento resulta de cerca de um ano de trabalho coordenado, em parceria com a Biosphere Portugal e os municípios envolvidos, no âmbito de um projeto-piloto lançado em fevereiro de 2025.
A certificação Biosphere reconhece o compromisso com práticas sustentáveis no turismo e marca, segundo a ERT, não um ponto final, mas o início de uma nova fase.
A Entidade Regional de Turismo pretende agora alargar o processo a todo o Alentejo, com o objetivo de certificar a região como destino Biosphere nos próximos dois anos, reforçando a aposta num modelo de crescimento turístico sustentável, alinhado com as exigências dos turistas e a proteção do território.