O projeto “Rota da Igualdade: Juventude em Movimento” chega este ano ao Alentejo.
A iniciativa é promovida pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, com a colaboração da FRAJAL- Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo, e financiada pelo Programa Pessoas 2030, tendo a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) como organismo intermédio.
Este projeto tem como principal objetivo, segundo os promotores, “empoderar jovens enquanto agentes de transformação social, promovendo uma cultura de igualdade de género, não discriminação e participação cívica, através de processos de consciencialização, pensamento crítico e envolvimento ativo nos seus contextos sociais, académicos e associativos”.
Uma das ações centrais do projeto passa pela realização de sessões de sensibilização junto de alunos do ensino secundário.
Assim, a “Carrinha da Igualdade” inicia esta quarta-feira o périplo pela região.
A Escola Profissional de Alvito (hoje), o Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo (amanhã) e a Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja, (sexta-feira) são os estabelecimentos de ensino do Baixo Alentejo que assinalam o arranque do projeto.