O Programa Regional “Alentejo 2030” anuncia a abertura de candidaturas para apoios a intervenções de proteção dos recursos hídricos e gestão dos riscos associados à água na Região Alentejo.
De acordo com o Programa, o aviso “Gestão de Água e Conservação dos Recursos Hídricos” assume “particular relevância no atual contexto de instabilidade climática, marcado por episódios recentes de cheias em várias zonas do território nacional, com especial incidência na região Centro, mas também com impactos registados em diversos concelhos do Alentejo”.
Com uma dotação de 3,3 milhões de euros, o programa vai apoiar a reabilitação e valorização da rede hidrográfica; o desassoreamento estrutural, desobstrução e remoção de materiais em cursos de água e albufeiras; intervenções nas cabeceiras de linhas de água que promovam a retenção hídrica e prevenção da instalação e expansão de espécies invasoras nos recursos hídricos.
“Estas ações são fundamentais para corrigir situações acumuladas ao longo do tempo, como assoreamentos, obstruções e degradação das margens, que agravam os efeitos das chuvas intensas e potenciam episódios de inundação”, revela a entidade gestora do Alentejo 2030.
O período de apresentação de candidaturas decorre em nove fases, até final do ano.