A ADPBeja – Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja, promove hoje mais uma edição da Festa do Azulejo. Trata-se de uma iniciativa lançada pelo professor Florival Baiôa com o objetivo de sensibilizar entidades e a comunidade para a valorização e salvaguarda do património azulejar do concelho de Beja.
Esta manhã fica marcada por várias iniciativas dirigidas para o público escolar, no Castelo de Beja.
Este ano, para além das escolas a Associação quer sensibilizar todos para a importância deste património.
Neste sentido, realiza esta noite, pelas 21h00, no Cine-Teatro Pax-Julia em Beja, em conjunto com o Agrupamento de Escolas nº2, um espetáculo em torno da descoberta e da valorização do azulejo.
Teatro, música, declamação e histórias de Beja serão partilhados com o público.
Jorge Serafim, presidente da Associação, sublinha a importância da promoção e valorização deste património.
“Os azulejos são intemporais, contam histórias da sua própria época e desafiam num espetáculo interdisciplinar a que se recriem outras, comprovando assim a sua intemporalidade. Mais do que do que uma estética exemplar, continuam a preservar a nossa identidade”, realça a Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja.