O calendário diz outono, mas os termómetros continuam em pleno verão no Alentejo. A nova estação começou esta madrugada e traz temperaturas que podem atingir os 37 graus em Beja e chegar aos 39 em Évora, num dia marcado pelo calor intenso em grande parte do interior do país.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Évora deverá mesmo registar a temperatura máxima mais elevada entre as capitais de distrito, com 39 graus. Beja surge pouco atrás, com 37, enquanto Portalegre poderá chegar aos 36 graus.
O calor levou o IPMA a colocar nove distritos de Portugal continental sob aviso amarelo.
Viseu, Santarém e Lisboa permanecem sob aviso até às 18h00 de hoje. Já Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Portalegre mantêm o alerta até às 18h00 de quinta-feira.
O aviso amarelo corresponde ao nível menos grave da escala utilizada pelo IPMA, mas sinaliza uma situação meteorológica que pode representar risco para determinadas atividades.
Para hoje, a previsão aponta para céu geralmente limpo no continente, embora seja esperada alguma nebulosidade junto à faixa costeira ocidental. Nas terras altas, o vento poderá soprar por vezes com intensidade moderada.
As diferenças de temperatura entre o litoral e o interior serão significativas. Enquanto Aveiro deverá ficar pelos 21 graus de máxima, Évora poderá atingir os 39, uma diferença de 18 graus.
E assim começa o outono no Alentejo: folhas no calendário, mas quase 40 graus no termómetro. Em Beja, a máxima prevista chega aos 37 graus e, em Évora, o calor ameaça tocar nos 39.