Em vista está uma “maior actuação integrada, eficiente e eficaz ao nível institucional”.
O documento contempla, entre várias acções, uma formação de empreendedorismo dirigida aos professores. Para além de promover uma actuação integrada, o protocolo pretende uma maior “pró actividade na procura de soluções para os desafios que os jovens encontrarão depois de finalizarem os seus estudos”. A EDIA entende que o empreendedorismo deve ser encarado como uma área transversal trabalhada de forma integrada nos diferentes currículos e projectos que os docentes desenvolvem em contexto de sala de aula.
Ao abrigo da parceria, a EDIA pretende dar conhecer aos jovens da região uma “nova realidade regional” potenciada por Alqueva, estimulando a aquisição de novas competências nos diferentes domínios e oportunidades criadas pelo Empreendimento de Alqueva, tendo como objectivo final a fixação de jovens na região.
Ao todo são 19 os protocolos celebrados com agrupamentos e Escolas Profissionais.
O alargamento da parceria a outras Escolas na restante área de influência de Alqueva é um objectivo traçado para o futuro.