FAABA contesta restrições impostas no uso da água

FAABA contesta restrições impostas no uso da água

A EDIA, empresa que gere Alqueva, anunciou restrições ao acesso à água para os agricultores precários (instalados na periferia dos blocos de rega).

A FAABA- Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo emitiu uma nota de imprensa onde contesta algumas das restrições.

A Federação não compreende como é que a EDIA não permite aos agricultores utilizar a água do seu hidrante da forma que estes entenderem.

A FAABA dá um exemplo: “Uma exploração agrícola tem, hipoteticamente, 50 ha abrangidos pelo EFMA, estimados com base nos cálculos iniciais de consumos na ordem 6500 m3/ha. Mas se, em vez de instalar culturas que gastam muita água (neste caso poderá utilizar toda a água do hidrante irrigando os 50 ha), o agricultor praticar outras de menor consumo, parece lógico que terá todo o direito a regar mais área, como forma de consumir a água do seu hidrante, não gastando mais do aquela a que tem direito, desde que integrada num quadro de conformidade ambiental”.

A EDIA não autoriza o uso da água em novas áreas precárias, algo que a Federação não concorda “até porque quebra uma regra que vinha sendo estabelecida e incentivada”.

 

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Opiniâo
30/07/2025
CHEGA e as Eleições Autárquicas: Rumo ao poder local
30/07/2025
Câmaras de Ourique, Almodôvar e Castro Verde distinguidas na área da inclusão
30/07/2025
Novas funcionalidades na app MyULSBA
30/07/2025
Câmara de Castro inaugura moinho recuperado
30/07/2025
“Os Compadris” no “Beja Acontece”
30/07/2025
Beja é o concelho do distrito com mais desempregados
Acidente
29/07/2025
Colisão na A2 em Ourique faz um morto e um ferido leve
29/07/2025
Escola Secundária de Serpa entre premiados com projeto contra a desinformação