Odemira lembra maior derrame de petróleo na costa alentejana

Odemira lembra maior derrame de petróleo na costa alentejana

O município de Odemira comemora os “30 anos do Mar Limpo”. Entre hoje e 14 de Julho, no Almograve, vai evocar o desastre ambiental provocado pelo derrame de crude que ocorreu em 1989.

Com esta acção pretende “homenagear os cidadãos e entidades que, de forma ímpar, contribuíram para a reposição das condições naturais e balneares de qualidade da Costa Sudoeste após o trágico acidente com o petroleiro ‘Marão’ ao Largo de Sines e alertar para a necessária assunção de responsabilidades por parte das entidades responsáveis em situações semelhantes”.

A autarquia lembra que a 14 Julho de 1989 aconteceu “uma das maiores marés negras na costa portuguesa, com maior incidência na Praia do Almograve, devido ao derrame de cerca de 6 mil litros de crude, provocado pelo acidente do navio Marão Diários ao entrar no Porto de Sines”.

“Passados 30 anos, o desafio que se coloca é promover a reflexão e debate sobre as causas do acidente do Marão e as principais políticas e medidas actualmente em vigor para prevenir e mitigar os impactes de ocorrências de poluição por hidrocarbonetos”, frisa a autarquia.

O programa de actividades abre hoje com um festival na Praia do Almograve, um evento que promove a música e a consciência ambiental.

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

PSP de Beja
22/05/2025
ESCÂNDALO EM BEJA: Responsável do Posto dos CTT apanhado em esquema de roubo e peculato
22/05/2025
Crónica de ópinião: Mudar de Rumo
22/05/2025
Chegou ao fim a campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar”
22/05/2025
“Reciclómetro” revela hábitos ambientais dos bejenses
22/05/2025
Odemira e Mértola no roteiro nacional de promoção do autocaravanismo
Cáritas
21/05/2025
Cáritas de Beja continua a recolher alimentos para os sem-abrigo
Expobaronia
21/05/2025
Expobaronia com inscrições abertas
Acidentes
21/05/2025
Acidentes fazem 13 feridos em Beja