Odemira inicia novo ciclo do projeto “Ciência nas Escolas”

Odemira inicia novo ciclo do projeto “Ciência nas Escolas”

O município de Odemira vai dinamizar junto da comunidade escolar um novo ciclo do Roteiro Mira a Terra, que consiste na oferta organizada de atividades lúdico-didáticas para aprendizagem das áreas científicas fora do contexto formal de sala de aula e para a promoção da ligação dos alunos ao território.

As atividades são gratuitas e organizadas por área temática, local de intervenção e ciclo de ensino, para proporcionar uma grande diversidade de experiências e igualdade de oportunidades aos alunos do concelho, ao longo do seu percurso escolar.

A autarquia explica que a iniciativa pretende que os alunos relacionem os conteúdos teóricos com a realidade envolvente, ao mesmo tempo, que se tornam mais conscientes e sensibilizados para a região onde vivem e para a importância e singularidade dos seus valores naturais.

O Município de Odemira disponibiliza o apoio logístico associado ao agendamento das atividades incluídas no Roteiro, nomeadamente a disponibilização de transportes.

Os docentes das escolas do concelho podem efetuar as inscrições para as atividades até dia 15 de fevereiro, através do portal Odemira Território Educativo.

As 23 atividades disponíveis estão adaptadas aos programas curriculares e organizadas por ciclo de ensino, do pré-escolar ao secundário e profissional, em articulação com várias entidades parceiras.

Estão classificadas em três grandes áreas temáticas: “Aplicação da ciência nas atividades económicas e sociais”, “Explorar o território e os seus valores naturais” e “Conservação da natureza e a educação ambiental” e são desenvolvidas de acordo com o local de intervenção: “Descobrir Odemira”, “Conhecer o País” e “A Ciência vai à Escola”.

Esta é uma ação do Grupo de Ciências Experimentais e Território do Projeto OdeTE – Odemira Território Educativo, promovido pelo Município de Odemira, lançada como projeto-piloto no ano letivo de 2019/2020.

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

06/06/2025
Câmara de Beja repavimenta ruas num investimento de 126 mil euros
Ferreira do Alentejo
06/06/2025
Festival Giacometti regressa a Ferreira
Vidigueira
06/06/2025
Vidigueira recebe “Histórias Cantadas” para os mais novos
Beja Romana
06/06/2025
Beja Romana “é das melhores recriações históricas do sul do país”
Ourique
06/06/2025
Ourique dedica junho à educação
05/06/2025
A revolta, o voto e os tabuleiros que se movem em Beja
Ambiente
05/06/2025
Beja assinala Dia Mundial do Ambiente com instalação de dois ecocentros móveis
Odemira
05/06/2025
PJ detém suspeito de roubo numa loja no concelho de Odemira com arma falsa