A Associação de Defesa de Defesa do Património de Mértola (ADPM) revela, em comunicado, que a vila museu recebe, hoje, os parceiros do projeto “Ciclosend_Sur.
A mesma fonte explica que o objetivo passa por “promover o debate sobre o Diagnóstico da Rede Transfronteiriça Ciclo-Pedonal, bem como, o Plano de Ação para o desenvolvimento da rede, a sua gestão e a promoção transfronteiriça”.
Para além da reunião, que tem lugar no Pavilhão Multiusos, está, também, prevista uma visita ao Centro de Informação e Observatório do Lince-ibérico em S. João dos Caldeireiros.
A ADPM afirma que “o Ciclosend_Sur pretende melhorar a conexão territorial entre as regiões do Alentejo, Algarve, Andaluzia e Estremadura (Espanha), potenciando e criando diferentes rotas ciclopedonais, tratando o território como um contínuo, sem fronteiras, para o desenvolvimento de uma atividade turística responsável e respeitosa com o meio ambiente, mas também, com o objetivo de propiciar uma mobilidade local sustentável”.
Os destinatários do projeto são os turistas (portugueses, espanhóis e de outros estados da União Europeia) e os operadores turísticos que poderão optar por novos destinos de turismo em bicicleta ou pedonais, bem como as administrações públicas e PME locais, principais implicados nestas iniciativas de promoção conjunta no âmbito de cooperação como destino turístico sustentável.
Este projeto, que conta com a participação de 11 entidades parceiras, entre as quais a ADPM, é financiado pelo Programa de Cooperação Interreg España-Portugal – Poctep.