ADPM mostra como transformar óleo usado em sabão perfumado

“Óleo Usado, Sabão Perfumado” é o nome da iniciativa promovida pela ADPM, neste sábado, que pretende informar e esclarecer, na prática, o que é a economia circular.

Filipe Silva, técnico da ADPM, refere que o objetivo da sessão é explicar, através de um exemplo prático, o que é a economia circular, neste caso, ilustrando com o exemplo da transformação do óleo alimentar usado, um resíduo comum no dia-a-dia, num produto.

Este é um projeto que pretende sensibilizar o sector HORECA (Hotéis, Restaurantes, Cafés), a comunidade escolar (mais concretamente os alunos do agrupamento de ciências do ensino secundário), e toda a comunidade de Mértola para esta problemática, para os conceitos de produção e consumo sustentável e de economia circular.

O projeto pretende criar uma rede que, inicialmente, passa por fazer a recolha dos óleos usados em restaurantes, cafés e hotéis, bem como nas escolas e junto da população local para, posteriormente, serem realizados workshops para demonstrar como é possível dar uma “nova vida” ao óleo alimentar usado.

Filipe Silva esclarece que no caso das escolas, a ideia é integrar o projeto nas aulas de Química, onde os alunos iriam aprender como fazer esta transformação.

Alem de fazerem a transformação, no caso do canal HORECA, o objetivo passa por convidar os proprietários a utilizar o produto final, neste caso, o sabão, nos seus próprios estabelecimentos como projeto-piloto.

A sessão, que acontece em regime presencial e, também, online está agendada para as 10:30 horas de hoje e realiza-se no auditório do Parque Natural do Vale do Guadiana, em Mértola.

Óleo Usado, Sabão Perfumado é um projeto financiado ao abrigo do Fundo Ambiental, Produção e Consumo Sustentável.