ADPM mostra como transformar óleo usado em sabão perfumado

ADPM mostra como transformar óleo usado em sabão perfumado

“Óleo Usado, Sabão Perfumado” é o nome da iniciativa promovida pela ADPM, neste sábado, que pretende informar e esclarecer, na prática, o que é a economia circular.

Filipe Silva, técnico da ADPM, refere que o objetivo da sessão é explicar, através de um exemplo prático, o que é a economia circular, neste caso, ilustrando com o exemplo da transformação do óleo alimentar usado, um resíduo comum no dia-a-dia, num produto.

Este é um projeto que pretende sensibilizar o sector HORECA (Hotéis, Restaurantes, Cafés), a comunidade escolar (mais concretamente os alunos do agrupamento de ciências do ensino secundário), e toda a comunidade de Mértola para esta problemática, para os conceitos de produção e consumo sustentável e de economia circular.

O projeto pretende criar uma rede que, inicialmente, passa por fazer a recolha dos óleos usados em restaurantes, cafés e hotéis, bem como nas escolas e junto da população local para, posteriormente, serem realizados workshops para demonstrar como é possível dar uma “nova vida” ao óleo alimentar usado.

Filipe Silva esclarece que no caso das escolas, a ideia é integrar o projeto nas aulas de Química, onde os alunos iriam aprender como fazer esta transformação.

Alem de fazerem a transformação, no caso do canal HORECA, o objetivo passa por convidar os proprietários a utilizar o produto final, neste caso, o sabão, nos seus próprios estabelecimentos como projeto-piloto.

A sessão, que acontece em regime presencial e, também, online está agendada para as 10:30 horas de hoje e realiza-se no auditório do Parque Natural do Vale do Guadiana, em Mértola.

Óleo Usado, Sabão Perfumado é um projeto financiado ao abrigo do Fundo Ambiental, Produção e Consumo Sustentável.

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Odemira
15/04/2026
Rede de droga desmantelada em Odemira: GNR apanha sete suspeitos em megaoperação
Ferreira do Alentejo
15/04/2026
Milhares desviados em Ferreira do Alentejo: dirigentes acusados de desviar mais de 400 mil euros
Alentejo
15/04/2026
Alentejo acompanha subida das rendas: preços continuam a aumentar em todo o país
Alentejo
15/04/2026
Alentejo convida a descobrir a região ao som do cante com novos roteiros turísticos
Beringel
15/04/2026
Beringel promove caminhada ambiental com recolha de lixo junto à Barragem do Pisão
15/04/2026
IPBeja celebra 30 anos do desporto com congresso internacional
15/04/2026
Beja no centro de crimes ligados à imigração ilegal e tráfico laboral
Baixo Alentejo
15/04/2026
Agricultores do Baixo Alentejo exigem soluções urgentes ao Governo após reunião com Ministro