Beja e Ferreira do Alentejo acolhem este fim-de-semana uma ação solidária em nome do Afonso, um menino de 12 anos que está internado no Centro Materno e Infantil do Norte, no Porto. O jovem foi diagnosticado, no dia 31 de outubro, com aplasia medular, uma doença rara e grave que afeta a produção de células sanguíneas.
Sem compatibilidade dentro da família, os pais lançaram uma campanha nacional de recolha de possíveis dadores de medula óssea, com o apoio do Instituto Português do Sangue e da Transplantação. A iniciativa pretende aumentar as hipóteses de encontrar um dador compatível e dar ao Afonso a oportunidade de receber o tratamento de que necessita com urgência.
Este sábado, 13 de dezembro, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação estará em Beja, na Rua Pablo Neruda n.º 13, entre as 09h30 e as 13h00, para realizar a inscrição e recolha de amostras de potenciais dadores.
No domingo, dia 14, a iniciativa segue para Ferreira do Alentejo, onde decorrerá no Centro de Saúde, na Rua Infante D. Henrique n.º 3, também entre as 09h30 e as 13h00.
A ação é aberta à comunidade e dirigida a todas as pessoas saudáveis entre os 18 e os 45 anos, disponíveis para integrar a base de dados nacional de dadores de medula.
A família apela à participação de todos, lembrando que um gesto simples pode salvar uma vida, não só a do Afonso, mas também a de muitos outros doentes à espera de um transplante compatível.