“Trata-se de uma redução significativa, que poderá contribuir para aumentar a viabilidade do regadio de Alqueva”, reforça a Federação em Comunicado.
No entanto, e de acordo com a FAABA, os preços a praticar pela EDIA, às associações de regantes confinantes, que desde o ano passado necessitam de comprar água do Alqueva, embora com redução igualmente significativa, ficaram desequilibrados e desajustados da realidade, uma vez que a diferença de preços, relativamente aos regantes directos desta empresa, é de apenas 0,002 euros/m3.
Os agricultores do Baixo Alentejo defendem a existência de uma tarifa específica, uma vez que estas associações não são o utilizador final da água fornecida.
A questão já foi debatida com o Ministro da Agricultura que espera num futuro próximo poder equacionar e rever o assunto.