Os candidatos do Partido Socialista pelo círculo de Beja às eleições de 18 de maio, acompanhados pelo Mandatário da candidatura, Nelson Brito, dedicaram a última quarta-feira ao setor agrícola.
Os candidatos ficaram a conhecer a situação relativa ao reforço das afluências à albufeira do Roxo, nomeadamente através da ligação da Ribeira de Terges à Ribeira dos Louriçais, prevista no Plano Hídrico lançado pelo último governo do PS. Na reunião com a Associação de Beneficiários do Roxo ficaram ainda a saber a situação da futura central hidroelétrica.
No campo branco, através da Associação de Agricultores, Pedro do Carmo e os membros da lista ouviram preocupações “relacionadas com a sanidade animal e com a necessária redefinição de prioridades de investimento nos processos de análise, de maneira a continuar a garantir excelentes índices na sanidade animal da região”.
Registaram a preocupação com “uma tendência de decréscimo do número de bovinos no Campo Branco, apontando-se como causas a falta de mão de obra nas explorações, a idade avançada dos criadores e a desistência dos mais novos”.
Em Ourique, na sede da Associação de Criadores do Porco Alentejano, há preocupações com o acesso à água numa zona fortemente fustigada pelas secas.
“O montado alentejano clama por medidas políticas e de investimento que sejam capazes de garantir a sua preservação e crescimento. Num território onde os porcos são engordados a bolota, é urgente tratar das árvores doentes e criar medidas capazes de promover a regeneração dos solos agrícolas”, defendem os candidatos do PS.