Esta segunda-feira fica marcada pelo lançamento do concurso de artesanato “Água e Alentejo” no Centro Unesco, em Beja.
A iniciativa, da Águas Públicas do Alentejo, pretende promover e “sensibilizar para o valor da água e incentivar a produção de artesanato, nas suas vertentes tradicionais, mas também contemporâneas”.
A Águas Publicas do Alentejo realça ainda que a região “dispõe de um importante património de artesanato de raiz tradicional, muito do qual tem ligação à água a partir de materiais originários do território”.
Os interessados devem conceber de uma peça artesanal, de valor artístico e ou utilitário, relacionada com a água e com o território, a partir de resíduos, subprodutos ou reciclagem de materiais.
O concurso é aberto a qualquer pessoa ou entidade e as inscrições e apresentação dos trabalhos decorrem até 30 de junho.
A cada uma das peças selecionadas pelo Júri do Concurso será atribuído um prémio pecuniário repartido entre o 1º ao 10º lugar, sendo o 1.º prémio no valor de 1 500 euros.
Este concurso conta com a parceria da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, do Turismo do Alentejo, E.R.T. e da Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública no Alentejo.