A Autoridade de Gestão do Alentejo 2030 anuncia a abertura de candidaturas para ações de adaptação às alterações climáticas, com uma dotação indicativa de 2,7 milhões de euros.
“Aumentar a resiliência e reduzir as vulnerabilidades do território face às alterações climáticas, promovendo igualmente o aprofundamento do conhecimento e a disseminação da informação sobre os seus efeitos e impactos, em conformidade com a Estratégia Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas”, são objetivos apontados.
As ações a apoiar predem-se com a criação de zonas verdes com vegetação resistente à seca, ondas de calor e aumento da temperatura em áreas urbanas; desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão e disseminação de boas práticas e ações de comunicação, divulgação, educação e sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas.
Podem candidatar-se entidades da Administração Pública Central, municípios e Associações de Municípios e outras entidades de natureza pública ou associativa sem fins lucrativos.