O novo protocolo de cooperação transfronteiriça da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia (EuroAAA) foi aprovado pela secretária de Estado da Valorização do Interior.
O novo acordo de Cooperação Transfronteiriça, agora publicado em Diário da República, vem substituir os extintos protocolos rubricados entre as três regiões.
A Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia pretende, entre outras matérias, “promover o conhecimento e a aproximação entre as populações das três regiões”; “coordenar iniciativas, projetos e propostas de ação para cooperação, integração e intercâmbio entre as três entidades signatárias” e “contribuir para reforçar a competitividade internacional”, das regiões envolvidas.
O protocolo foi assinado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, e a Junta de Andaluzia.
“As regiões do Alentejo, Algarve e Andaluzia, territórios fronteiriços e limítrofes que contam com um rico património natural, histórico e cultural, partilham um limite natural físico e grande parte das suas principais características geográficas, económicas, sociais, históricas e culturais, o que favorece a cooperação entre eles, sem prejuízo das suas diferentes estruturas políticas e administrativas”, refere o acordo assinado.