Os dados agora revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativamente à actividade turística indicam que o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) nas unidades de alojamento situou-se, no país, em 31,8 euros em junho passado. Em junho de 2019, o RevPAR tinha sido 62,1 euros. Os valores mais elevados foram registados no Algarve (45,1 euros), Alentejo (42,2 euros), Madeira (31,5 euros) e Açores (30,9 euros).
Em junho passado a taxa líquida de ocupação-cama nos estabelecimentos de alojamento turístico foi das mais elevadas no Alentejo (34%), segundo a mesma fonte. Os maiores crescimentos neste indicador registaram-se nos Açores (29,0%), na Madeira (27,7%) e no Alentejo (20,4%).
Segundo o INE, no primeiro semestre do ano, registaram-se crescimentos no número de dormidas na RA Açores (28,2%) e no Alentejo (15,4%), enquanto as restantes regiões apresentaram diminuições.
Neste período, todas as regiões apresentaram decréscimos no número de dormidas de não residentes, com a menor redução a registar-se no Alentejo (15,9%), enquanto as restantes regiões apresentaram diminuições superiores a 30%.