O distrito de Beja está representado no espaço Alentejo. Segundo o PCP, do distrito para a Quinta da Atalaia foram “as melhores tradições culturais, a gastronomia, a rota dos vinhos, o artesanato, o cante, e naturalmente a proposta política”. Os 40 anos da reforma agrária também merecem especial atenção.
No restaurante e bar estão os sabores da região, com o ensopado de borrego e os vinhos regionais. No espaço de venda de produtos regionais, o queijo de Serpa, o presunto de porco preto, o pão alentejano e as popias de azeite fazem as delícias dos visitantes. Quanto ao artesanato, estão representados os cestos de palhinha de Odivelas, as loiças pintadas de Beja e os tecidos de Mértola e Castro Verde.
Pelo Palco Alentejo passam por estes dias um número significativo de artistas e grupos da região ou oriundos da mesma. Hoje há lugar a uma homenagem ao Cante Alentejano, com Pedro Mestre e três grupos corais, dois deles do distrito, Os Ganhões de Castro Verde e os Camponeses de Pias. O Grupo de Música Popular Os Malteses, de Almodôvar, encerra nesse dia a participação do distrito na Festa.
Miguel Ramalho, membro do PCP, destaca a presença do Cante na Festa nomeadamente pela sua ligação ao trabalho do campo e à cultural alentejana.