Alentejo tem CenTRo Académico clÍnico

Já foi publicada, em Diário da República, a portaria que cria o Cria o CenTRo Académico clÍnico do Alentejo (C-TRAIL).

Integram o Centro a Universidade de Évora; o Instituto Politécnico de Portalegre; o Instituto Politécnico de Beja; a Administração Regional de Saúde do Alentejo; o Hospital do Espírito Santo de Évora e as Unidades Locais de Saúde do Norte Alentejano, do Litoral Alentejano e do Baixo Alentejo.

Este consórcio, com sede na Universidade de Évora, tem como objetivo “o avanço e a aplicação do conhecimento e da evidência científica para a melhoria da saúde, designadamente na região do Alentejo”.

Na portaria que cria o Centro pode ler-se que “a investigação científica e a formação contribuem, de forma indelével, para a qualificação, inovação e desenvolvimento contínuo das unidades prestadoras de cuidados de saúde e seus profissionais. A associação entre as instituições de ensino superior e de investigação e desenvolvimento e as unidades prestadoras de cuidados de saúde permite elevar a respetiva qualidade, sendo que o conhecimento científico produzido, a sua divulgação e reflexão, associados à formação, potenciam a inovação na prática clínica, a qualidade dos cuidados e o nível de compromisso dos cidadãos com a saúde”.