Estão abertas as candidaturas ao concurso para a criação da futura Orquestra Regional do Alentejo. O prazo decorre até 9 de setembro e conta com uma dotação global de um milhão e 620 mil euros, a distribuir ao longo de dois anos.
Promovido pela Direção-Geral das Artes, o concurso destina-se a associações culturais sem fins lucrativos com sede na região.
O objetivo é reforçar a valorização do património musical português e da música erudita, promover o cruzamento com outras expressões artísticas e garantir uma programação cultural regular e diversificada em todo o Alentejo.
A DGArtes pretende ainda apoiar projetos que promovam o desenvolvimento regional, a inclusão social, a formação e valorização dos músicos, bem como o trabalho em parceria com municípios e entidades culturais locais.
Atualmente, Portugal conta com três orquestras regionais reconhecidas: a Orquestra do Norte, a Filarmonia das Beiras e a Orquestra do Algarve. A criação da Orquestra Regional do Alentejo representa um novo passo no reforço da oferta cultural e musical da região.