Aljustrel tem em marcha o Plano Integral de Reconversão de Iluminação Pública para LED. O município assume-se como o primeiro a sul do país a avançar com a reconversão total. Os contractos são assinados esta sexta-feira, na vila mineira, com a presença do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.
Há cerca de dois anos, o município lançou um projecto-piloto de substituição de luminárias com tecnologia convencional por tecnologia LED, em diversos pontos da vila. Agora alarga o investimento a todas as localidades do concelho.
Segundo a Câmara, o Plano “terá uma locação financeira a oito anos, com risco “zero” em termos de investimento, o que significa que os custos de operacionalização serão compensados pela redução da factura mensal de energia eléctrica, permitindo não só uma poupança real, como um futuro retorno do investimento”.
A reconversão de iluminação pública para LED abrangerá um parque edificado de 3 423 luminárias e uma população de 9 240 habitantes.
A Câmara estima uma poupança média anual de 65% nos gastos energéticos. Nelson Brito, presidente da Câmara de Aljustrel, espera que o projecto esteja concluído no final do primeiro trimestre do próximo ano.