Aljustrel é o primeiro município a sul a fazer reconversão integral para LED

Aljustrel é o primeiro município a sul a fazer reconversão integral para LED

Aljustrel tem em marcha o Plano Integral de Reconversão de Iluminação Pública para LED. O município assume-se como o primeiro a sul do país a avançar com a reconversão total. Os contractos são assinados esta semana.

Há cerca de dois anos, o município lançou um projecto-piloto de substituição de luminárias de iluminação pública com tecnologia convencional por luminárias com tecnologia LED, em diversos pontos da vila. Agora alarga o investimento a todas as localidades do concelho.

Segundo a Câmara, o Plano “terá uma locação financeira a oito anos, com risco “zero” em termos de investimento, o que significa que os custos de operacionalização serão compensados pela redução da factura mensal de energia eléctrica, permitindo não só uma poupança real, como um futuro retorno do investimento”.

A reconversão de iluminação pública para LED abrangerá um parque edificado de 3 423 luminárias e uma população de 9 240 habitantes.

A Câmara estima poupanças média anual de 65% nos gastos energéticos. Nelson Brito, presidente da Câmara de Aljustrel, espera que o projecto esteja concluído no final do primeiro trimestre do próximo ano.

A Câmara de Aljustrel anuncia ainda que deu inicio à limpeza urbana com recurso a uma varredoura mecânica em todas as freguesias do concelho.

Numa primeira fase, somente as ruas principais das localidades vão ser limpas com ao novo equipamento. O circuito que será alargado a outras artérias em função das prioridades definidas em conjunto com as próprias juntas de freguesia.

Esta medida, segundo o município, “integra-se no projecto municipal ECOAljustrel, que pretende fomentar um serviço ambiental de qualidade e promover a qualidade de vida no município, apostando ainda na mudança de comportamentos e na educação ambiental da população”.

 

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Alqueva
07/06/2025
Novo Posto de Turismo reforça atratividade da Estação Náutica de Moura – Alqueva
Castro Verde
07/06/2025
Castro Verde organiza 4.º Encontro de Associativismo
Beja Romana
07/06/2025
Crescimento do Festival Beja Romana tem sido “condicionado”
06/06/2025
Câmara de Beja poda árvores para evitar acidentes
Beja Romana
06/06/2025
Beja Romana: Cidade revive período Romano (com vídeo)
Prisão
06/06/2025
Prisão preventiva para suspeito de roubo numa loja no concelho de Odemira
06/06/2025
Câmara de Beja repavimenta ruas num investimento de 126 mil euros
Ferreira do Alentejo
06/06/2025
Festival Giacometti regressa a Ferreira