Almodôvar abre as portas a séculos de história: património, arqueologia e música em dois dias especiais

Almodôvar abre as portas a séculos de história: património, arqueologia e música em dois dias especiais

Almodôvar vai viajar pelas marcas deixadas por diferentes épocas da sua história. Nos dias 18 e 20 de setembro, o concelho associa-se às Jornadas Europeias do Património 2026 com iniciativas que passam pela arqueologia, pela misteriosa Escrita do Sudoeste, pelo património religioso e pela música antiga.

“Reviver, resistir, reinventar” é o mote de uma programação preparada pela Câmara Municipal que pretende levar população e visitantes a conhecer alguns dos principais testemunhos históricos e culturais do território.

O primeiro momento acontece na sexta-feira, dia 18, no Fórum Cultural do Convento de Nossa Senhora da Conceição. A partir das 14h30 realiza-se o III Encontro da Escrita do Sudoeste, reunindo investigadores portugueses e espanhóis.

Amílcar Guerra, professor emérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é um dos convidados e vai procurar responder a uma questão que continua a despertar curiosidade: o que é, afinal, a Escrita do Sudoeste?

Javier Herrera e Joan Ferrer i Jané juntam-se ao encontro para abordar o contexto arqueológico e cultural do Sudoeste Peninsular e os desafios colocados pela interpretação destes antigos sistemas de escrita.

Depois do debate e do encerramento, está marcada, para as 18h00, uma visita ao Museu da Escrita do Sudoeste, orientada por Amílcar Guerra. As inscrições para o encontro estão abertas até 16 de setembro.

A programação regressa no domingo, dia 20, desta vez para percorrer o território. A iniciativa “Património ao Longo do Vascão” começa às 14h00 e leva os participantes até locais de interesse arqueológico, histórico, religioso e paisagístico.

O percurso passa pelo Mú, ponto mais alto da Serra do Caldeirão, pelo Forno Islâmico da Atalaia, pelas Gravuras Rupestres de Corte Figueira Mendonça e pelas igrejas de Santo António e Matriz de Santa Cruz. A Câmara disponibiliza transporte em autocarro a partir do Convento de Nossa Senhora da Conceição.

E será precisamente a música a colocar um ponto final nesta viagem pelo património. Às 17h00, a Igreja Matriz de Santa Cruz recebe o espetáculo “MVSICAINPATRIMÓNIO26 – Paisagens Sonoras”, protagonizado pelo Pax Antíqua Ensemble, com Elsa Marques, Joaquim Simões e João Nunes.

O concerto, dedicado à música antiga e barroca, tem entrada gratuita.

Durante dois dias, Almodôvar desafia, assim, residentes e visitantes a sair do presente e descobrir séculos de história escondidos na paisagem, nas pedras, na escrita e na música do concelho.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

13/09/2026
UPBeja atravessa a fronteira: novo curso de Turismo abre portas a portugueses e espanhóis
12/09/2026
Aventura à vista: Escuteiros de Beja abrem portas a uma nova geração
Vale do Poço
12/09/2026
Vale do Poço une Portugal e Espanha: campo, cavalos e tradição tomam conta da fronteira
Alentejo
12/09/2026
Beja e Évora recebem milhões para ficarem mais verdes, mas ZERO alerta: “Pode ser apenas cosmética
Alentejo
12/09/2026
LIVRE trava ofensiva das renováveis: “Alentejo não pode transformar-se numa fábrica de eletricidade”
11/09/2026
Incêndio deixa mulher de 72 anos sem casa às portas de Beja
11/09/2026
Vinho espanhol invade mercado e produtores exigem mão pesada na fiscalização
11/09/2026
Ministro chega a Beja para inaugurar investimento milionário na Escola D. Manuel I