Alqueva está com 65,4% da sua capacidade

No último dia do mês de agosto e comparativamente ao último dia do mês anterior (julho) verificou-se um aumento do volume armazenado numa bacia hidrográfica e uma descida em 11.

Os dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) indicam que das 60 albufeiras monitorizadas, três apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 32 disponibilidades inferiores a 40%.

Na bacia do Guadiana, a maioria das barragens está abaixo dos 50% da sua capacidade. Alqueva armazena 65,4% de água.

Na bacia do Sado, sete barragens estão abaixo dos 50%. A barragem do Monte da Rocha, no concelho de Ourique, armazena, apenas, 9,6% de água. A barragem do Roxo, no concelho de Aljustrel, tem 15,3%. Alvito é a albufeira com mais água. Tem uma disponibilidade de 84,7%. No lado oposto está Campilhas com 3,5% de água armazenada.

Na bacia do Mira, as albufeiras de Corte Brique e Santa Clara estão abaixo dos 50% sua capacidade máxima.