No próximo dia 8 de fevereiro, assinalam-se 20 anos sobre o encerramento das comportas da barragem de Alqueva.
A EDIA-Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva assinala a data com a divulgação de um vídeo comemorativo, nas redes sociais.
Em nota de imprensa, a EDIA sublinha que Alqueva “é hoje um instrumento incontornável na promoção do desenvolvimento de toda a região, contribuindo igualmente para o desenvolvimento do País”.
A barragem atingiu a sua cota máxima, pela primeira vez, a 12 de janeiro de 2010. Na sua história, já efetuou por três vezes descargas controladas e chegou por quatro vezes à cota de pleno armazenamento: 152 metros.
“É nesta cota que é criado o maior lago artificial da Europa, com uma superfície de 250 km2, mais de 1.100 km de margens e um volume armazenado de 4.150 milhões de metros cúbicos”, adianta a empresa que gera Alqueva.
A mesma fonte acrescenta que mais de 95% dos agricultores aderiram às novas culturas e técnicas de regadio.
A água de Alqueva chega a 120 mil hectares de terras e as centrais hidroelétricas contribuem com cerca de 4% de toda a energia hídrica em Portugal.
Alqueva garante ainda o reforço de abastecimento público a mais de 200 mil habitantes no Alentejo.
A par destas vertentes, o empreendimento tem ainda um papel importante no turismo.
“O projeto Alqueva poderá contribuir com mais de 500 Milhões de Euros anuais para o Produto Interno Bruto Regional e criar mais de 10 mil empregos permanentes nos setores agrícola, agroindustrial e do turismo”, conclui a EDIA.
O vídeo evocativo da efeméride está disponível em: https://youtu.be/1fkXyTCWGnk