O Plano Educativo para o Processo e Inovação em Moura (PESIM) entregou fardas a 46 alunos da Escola Profissional de Moura.
A oferta dos equipamentos aos alunos foi feita no âmbito da Gestão do Orçamento Participativo do Fórum Juvenil do PESIM, o qual visa auscultar os interesses e necessidades dos jovens e, através dessas manifestações, identificar necessidades para a aplicação da referida verba.
“Após um momento de reflexão e análise verificou-se que a aquisição das fardas era uma necessidade, ficando, dessa forma, definido que a verba seria aplicada neste apoio aos jovens e respetivas famílias”, explica Lurdes Balola, vereadora da Câmara de Moura.
Os alunos pertencem aos cursos de Técnico de Restaurante Bar (2º ano), Técnico Auxiliar de Saúde (1º ano) e Curso Técnico de Cozinha Pastelaria (1º ano).
A autarquia considera que “a utilização das fardas assume um papel de equidade no acesso às mesmas oportunidades, uma vez que, não permite a discriminação entre jovens, promovendo a igualdade entre os mesmos”.
Além disso, o município afirma que “promove a responsabilidade no seu uso, atendendo aos valores que a mesma deve honrar e aos objetivos a que os jovens se propõem”.
A Câmara de Moura refere, ainda, que “nos anos letivos transatos, mediante a decisão dos jovens, a verba foi aplicada no apoio a questões sociais, nomeadamente, na aquisição de bens materiais e alimentares para idosos em situação de isolamento social e socialmente desfavorecidos”.