A Comissão Dinamizadora de AMAlentejo vem em nota de imprensa enaltecer “o empenho, competência e esforço dos profissionais de saúde” no combate à Covid-19.
A Comissão destaca a “forma como [os profissionais] têm conseguido superar as dificuldades e limitações com que o Serviço Nacional de Saúde se confrontou nos últimos anos”.
No documento enviado às redações, é referido que “o futuro [do SNS] passa pelo seu reforço tanto a nível de recursos humanos como de equipamentos (…)”.
A Comissão Dinamizadora de AMAlentejo salienta ainda que “num contexto de maior articulação e coordenação regional, devem-se assegurar os investimentos públicos e privados, financiados por fundos nacionais e comunitários, há muito identificados, propostos e reclamados, necessários para relançar o desenvolvimento social e económico de toda a região”.
A nota de imprensa defende a necessidade de “aplicação das medidas de valorização do interior no combate às assimetrias regionais que se têm acentuado. Investimentos, ações e medidas para atração, fixação e dinamização de empresas e que contribuam para que os milhares de jovens formados nas escolas, nos Institutos Politécnicos e na Universidade de Évora encontrem, no Alentejo, condições para se fixarem, prosseguindo e construindo vida familiar e social. Investimentos cujas opções, prioridades e gestão sejam asseguradas por órgãos regionais diretamente eleitos pelas populações, concluindo-se de vez o pilar em falta no Poder Local – as Regiões Administrativas. Até à sua concretização, e, como solução transitória, AMAlentejo reafirma a sua proposta de criação da Comunidade Regional do Alentejo”.