É inaugurada, esta terça-feira, a Central de Valorização Orgânica de Vila Ruiva, um investimento de cerca de 9 milhões de euros.
A nova infraestrutura da responsabilidade da Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) é dedicada ao tratamento dos biorresíduos recolhidos seletivamente através do sistema de recolha porta-a-porta.
Esta unidade irá receber os biorresíduos recolhidos nos concelhos de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira.
A AMCAL assume este projeto como “estruturante”, e “alinhado com as políticas que têm sido desenvolvidas e implementadas na área de intervenção dos cinco municípios associados, dotando as populações das melhores soluções técnicas que permitam por um lado o aumento da preparação para a reutilização, reciclagem e da qualidade dos recicláveis valorizados e, por outro, a redução significativa da deposição de resíduos urbanos em aterro”.
Vítor Picado, secretário-geral da AMCAL, diz tratar-se de um importante investimento, tendo em conta as metas exigidas a nível nacional e europeu.
A cerimónia de inauguração realiza-se nas instalações do Aterro Sanitário Intermunicipal de Vila Ruiva, no concelho de Cuba.