A Distrital de Beja do PSD aprovou, por unanimidade, Ana Cortes como candidata à liderança da Câmara de Odemira.
Ana Cortes, natural e residente no concelho de Odemira tem 52 anos, é casada e tem uma filha, revela a Distrital do PSD, em comunicado.
É licenciada em arquiteturana Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, pós-graduada em Turismo Sustentável e Bem-Estar, pela ESTIG do Instituto Politécnico de Beja e está, atualmente, a concluir o curso de pós-graduação/especialização em Direito do Ordenamento, Urbanismo e Ambiente, do CEDOUA da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Após regressar a Odemira, a seguir aos estudos em 1999, estabeleceu atividade como arquiteta em atelier próprio e deu, também, formação para o IEFPnos sectores de projeto e construção e lecionou a disciplina de Educação Visual – 3º ciclo.
Em julho de 2017, passou a trabalhar como técnica superior na Divisão de Licenciamento da Câmara Municipal de Odemira, onde se mantém até ao presente.
De acordo com a Distrital laranja, “ao nível cívico, há muito que está ligada ao sector social, exercendo o cargode secretária da Provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Odemiradesde finais de 2013, instituição que assegura várias respostas à comunidade”.
Militante ativa do PSD, exerceu vários cargos sendo, atualmente, presidente da Mesa da Assembleia da Secção Concelhia de Odemira e Secretária-Geral da Comissão Política da Distrital de Beja.
Nas Autárquicas de 2013, integrou a lista da coligação PSD/CDS “Odemira com Futuro” à Câmara Municipal de Odemira, encabeçada por José Francisco Santos Silva e, nas Legislativas 2024, integrou a lista da coligação da Aliança Democrática pelo Círculo eleitoral do Distrito de Beja, liderada por Gonçalo Valente, atualmente, deputado eleito e em funções na Assembleia da República.