O Conselho Geral da ANAFRE reuniu-se, no sábado passado, em modo virtual, num encontro que contou com a participação de cerca de uma centena de participantes. A vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores das Juntas de Freguesia foi uma das preocupações transmitidas pelo Delegado Distrital de Beja.
Vítor Besugo faz, à Rádio Pax um balanço da iniciativa, começando por salientar a importância do protocolo celebrado entre a ANAFRE e os CTT.
O delegado distrital de Beja considera que o mesmo vai ser uma mais valia para todas as Juntas de Freguesia que, até então, têm recibo uma verba muito reduzida, (em alguns casos rondam os 12 euros mensais) para garantirem um serviço de uma entidade privada. Vítor Besugo destacou, também, o acordo de capacitação entre as Juntas de Freguesia e a ADSE.
Além da atualização do IMI rústico, na reunião, Vítor Besugo partilhou, igualmente, preocupação sobre a vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores das Juntas de Freguesia que estejam expostos a maiores riscos, em particular, os que fazem transportes de utentes a serviços de saúde.
Os Censos, a reorganização administrativa das freguesias e a formação em Proteção Civil dos eleitos locais foram outros temas, em discussão, no Conselho Geral da ANAFRE.