APA apresenta regras para compostagem de resíduos agrícolas

EDIA
EDIA

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) acaba de anunciar as regras gerais da compostagem de resíduos agrícolas, pecuários e/ou agroindustriais.

A Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas de Alqueva (EDIA) anuncia que esta publicação vem “clarificar e incentivar a valorização por compostagem de resíduos agrícolas, pecuários e/ou agroindustriais”.

A EDIA tem apostado na promoção de uma economia circular através do projeto URSA (Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva).

Desta forma faz a “transformação de subprodutos orgânicos de origem agrícola, pecuária e agroindustrial em fertilizante orgânico para aplicação no solo das áreas de regadio”, lembra a empresa.

A Unidade foi criada com a colaboração da Direção Regional de Agricultura do Alentejo e funciona desde 2019 na Herdade da Abobada, em Serpa.

“Com a apresentação das Regras Gerais de Compostagem Agrícola pretende-se dar aos agricultores as ferramentas necessárias para optarem por um caminho circular de valorização orgânica, fundamental para a sustentabilidade da agricultura e do território rural, transformando os seus próprios subprodutos orgânicos, assumindo esta laboriosa responsabilidade, mas, em simultâneo, usufruindo das vantagens de produzir parte dos seus fertilizantes, uma decisão fundamental na independência e sustentabilidade financeira do setor agrícola”, conclui a EDIA.