A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anuncia um investimento de 225 mil euros para valorização de 2,5 km de linhas de água, em Beja.
Este sábado fica marcado pela assinatura de quatro protocolos de colaboração técnica e financeira, numa cerimónia presidida pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
O primeiro documento é subscrito pela APA, EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva e ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva, e visa a elaboração e execução do Programa Especial para as Albufeiras de Alqueva e Pedrógão (PEAAP).
Os restantes três protocolos serão assinados entre a APA e a EMAS – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja no âmbito no Plano de Ação ProRios 2030, que integra a iniciativa Água que Une, e que tem como objetivo a reabilitação, valorização e restauro do Barranco do Sardão, da Linha de água paralela ao IP2 e do Barranco do Poço dos Frangos.
“As intervenções preveem um investimento global de 225 mil euros na reabilitação de cerca de 2,5 quilómetros de linhas de água, em ações que pretendem reduzir o risco de cheias em meio urbano, melhorar o estado ecológico e hidromorfológico, reforçar a resiliência territorial face a eventos extremos e valorizar a paisagem dos espaços ribeirinhos”, revela a APA.
A deslocação da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, encerra com uma reunião com o presidente da Câmara de Beja, com a Águas Públicas do Alentejo e uma visita ao COTR- Centro de Competências para o Regadio Nacional.