APAV contabilizou cinco idosos vítimas de violência em Beja

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) contabilizou em 2021 cinco casos de pessoas idosos vítimas de crime e de violência no distrito de Beja.

Os dados agora revelados pela APAV surgem no quadro do Dia Internacional da Pessoa Idosa, que se comemora a 1 de outubro.

Em Portugal, segundo a mesma fonte, foram registadas 1594 pessoas idosas vítimas de crime e de violência, o que corresponde a uma média de 4 pessoas por dia.

No que diz respeito ao perfil da vítima, esta é geralmente do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 70 e os 74 anos.

O autor do crime é em cerca de 52,3% das situações do sexo masculino e com uma média de idades acima dos 65 anos. Em cerca de 29% dos casos, a vítima é pai ou mãe do autor do crime.

Reconhecendo que a violência contra as pessoas idosas constitui um problema social e de saúde pública, a APAV considera que “o seu eficaz combate pode contribuir para um futuro mais inclusivo, onde todos sejam respeitados ao longo do ciclo de vida, nomeadamente no contexto de um envelhecimento ativo e saudável”.