AR volta a recomendar aproveitamento do Aeroporto de Beja

No final da semana passada foi publicada em Diário da República uma nova recomendação da Assembleia da República (AR) para que o Governo aproveite o Aeroporto de Beja.

A Assembleia quer que o Governo “valorize o Aeroporto de Beja no âmbito do sistema aeroportuário nacional, aproveitando todos os seus recursos e potencialidades”.

Por outro lado, recomenda a que “crie uma intermodalidade de serviços e transportes, conjugando as valências rodoviária, ferroviária e aérea” através da eletrificação de toda a linha ferroviária do Alentejo e da construção do IP8 com duas vias e sem portagens entre Sines e a A2. Propõe ainda a requalificação do IP8, numa primeira fase entre Santa Margarida do Sado e Beja e numa segunda fase entre Beja e Ficalho.

No Projeto de Resolução é ainda recomendado que o Governo “potencie a estratégia integrada da aeronáutica, carga, parqueamento, manutenção e passageiros, como forma de promoção do desenvolvimento endógeno do turismo, indústria e manutenção aeronáutica e carga/logística”.

Por último, a Assembleia da República quer que o Governo “considere o aproveitamento do Aeroporto de Beja como promotor da fixação de população e da indústria na região”.