A Câmara Municipal de Moura volta a lançar, em 2025, o Orçamento Participativo Municipal, este ano dedicado ao tema “Saúde e Bem-Estar”.
A partir de hoje e até 12 de setembro, todos os cidadãos podem submeter as suas propostas através do portal op.cm-moura.pt. Quem preferir pode entregar presencialmente o formulário de candidatura durante as Assembleias Participativas, que vão decorrer entre 15 e 19 de setembro.
O Orçamento Participativo é um instrumento de democracia participativa que dá voz aos munícipes, permitindo-lhes decidir diretamente onde serão aplicadas verbas do orçamento municipal.
Este ano, a iniciativa conta com uma verba total de 30 mil euros. Cada proposta apresentada não poderá ultrapassar o valor de 7 mil e 500 euros, IVA incluído.
Podem participar todos os cidadãos com 16 ou mais anos que sejam naturais, residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho de Moura. A participação pode ser feita individualmente ou em representação de grupos informais, escolas ou associações.
A autarquia apela à participação ativa de todos, sublinhando que esta é uma oportunidade para construir um concelho mais saudável, solidário e participativo.