Assembleia Municipal de Beja exige melhores acessibilidades

A Assembleia Municipal de Beja aprovou, por unanimidade, uma moção onde exige melhores acessibilidades no distrito.

Os eleitos defendem que “é essencial melhorar as acessibilidades a Beja, à capital do distrito, apostando-se em mecanismos de redução das assimetrias”.

No documento é defendida a necessidade de “uma rede de infraestruturas ferroviárias e rodoviárias que complementem os polos/eixos de desenvolvimento regionais, como são a barragem do Alqueva, a estrutura portuária de Sines e aeroportuária de Beja”.

Os eleitos defendem a requalificação do IP8 bem como a conclusão da A26 e do IC27.

Por outro lado, consideram que “é da mais elementar justiça a modernização e eletrificação da linha ferroviária Beja – Casa Branca”.

Na moção é ainda lembrada “a importância de contemplar-se o nó de ligação ferroviário ao aeroporto de Beja, por forma a poder utilizar-se, com frequência, a complementaridade com o aeroporto de Lisboa”.

“As vias de comunicação desempenham um papel fundamental no desenvolvimento regional, proporcionando um maior intercâmbio entre as populações, ao nível social, cultural e económico, tornando mais ágil a circulação de produtos agrícolas e industriais”.  

A moção, apresentada pela coligação “Beja Consegue” foi enviada ao Presidente da República, ao Primeiro-Ministro e ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.