ATLA considera setor agroindustrial “estratégico”

A ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios do Lago Alqueva está a coordenar e executar a estratégia Provere “Mais Alqueva” a qual contempla a valorização das fileiras do turismo e da agroindústria.

Em nota envida ás redações a ATLA frisa que “o agro-business começa assim a ganhar expressão e dimensão no Alentejo, observando-se fruto das novas culturas regadas, o surgimento e implementação exponencial de novos lagares e novas adegas, e mais recentemente o surgimento de novas unidades agroindustriais de processamento de frutas, de descasque e processamento de amêndoas e outros frutos secos, de sumos, de vinagres, entre outros”.

No âmbito da estratégia Provere “Mais Alqueva”, e no que concerne ao Plano de Marketing e Guia e apoio ao investidor, em fase de conclusão, foi efetuado o levantamento das unidades agroindustriais, bem como dos espaços de acolhimento industrial existentes.

“A agroindústria e a comercialização de produtos assumem assim um papel relevante, e de valor acrescentado para o Alentejo, contribuindo para a criação de emprego e fixação de massa crítica, bem como para o aumento das exportações e do PIB e VAB regional”, adianta a ATLA.