Autarcas do Baixo Alentejo mostraram preocupações ao Ministro da Administração Interna

A CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo recebeu na passada sexta-feira, uma reunião dos autarcas do Baixo Alentejo com o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, acompanhado da Secretária Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, do Secretário de Estado da Protecção Civil, José Artur Neves e do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

Esta foi uma sessão de trabalho, promovida no âmbito do roteiro do MAI- Ministério da Administração Interna e “serviu para efectuar o ponto de situação sobre as áreas de actuação destes membros do governo, no território do Baixo Alentejo”, anuncia a CIMBAL.

Jorge Rosa, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo refere que em cima da mesa estiveram assuntos relacionados com a Protecção Civil, a transferência de competências para as autarquias locais e a segurança”.

No âmbito da Proteção Civil, a reunião serviu para verificar o estado dos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, assim como a execução das medidas preventivas que prescrevem, a análise das sete freguesias prioritárias (nos concelhos de Ourique, Almodôvar e Mértola) e a constituição das Equipas de Intervenção Permanente (já em funcionamento em 11 dos 13 concelhos).

No que diz respeito à Transferência de competências para as autarquias locais e comunidades intermunicipais, será agendada uma sessão de trabalho especialmente dedicada a este tema, para o próximo mês, com a participação do Secretário de Estado das Autarquias Locais e os Presidentes de Câmara do Baixo Alentejo.

No campo da segurança, os autarcas e o MAI recolheram as principais preocupações neste sector (…). Quanto às instalações das forças de segurança, estão previstos investimentos de cerca de seis milhões e meio de euros para a construção do Comando Territorial da GNR em Beja e reabilitação dos postos de Alvito, Barrancos e Serpa e para a reabilitação do Comando Distrital de Beja da PSP.

Jorge Rosa refere que “esta reunião foi muito positiva”. Em seu entender, o Ministro da Administração Interna e os Secretários de Estado ficaram “a perceber à viva voz dos autarcas, as questões que os preocupam”.