Autarcas e Ministro das Infraestruturas discutiram problemas da região

Foto: CIMBAL
Foto: CIMBAL

O Ministro das Infraestruturas, João Galamba, e o Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco discutiram no final desta semana, com os autarcas da região, várias questões relacionadas com as acessibilidades e as telecomunicações no Baixo Alentejo.

A reunião teve lugar no Salão Nobre da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), em Beja.

Em nota de imprensa enviada às redações, a CIMBAL sublinha que “foi realizado o ponto de situação do concurso público internacional para reabilitação do traçado do IP8 entre a rotunda da Malhada Velha e Ferreira do Alentejo — procedimento lançado no mês de maio (1ª fase). Foi ainda dado conhecimento que a 2ª fase, entre Ferreira do Alentejo e Beja, será lançado o respetivo procedimento durante este mês de junho”.

A CIMBAL considera que “esta reabilitação permitirá que a via fique com formato de IP, com bermas asfaltadas e faixas de ‘lentos’ em alguns pontos do traçado”.

Durante o encontro, os presidentes que marcaram presença não concordaram com “a opção da ligação ao litoral, Relvas Verdes — Grândola Norte, ao invés do recomendado no Plano Rodoviário Nacional e cujo traçado já estava em construção, nomeadamente com expropriações, terraplanagens e algumas obras de arte já efetuadas, cujo traçado liga Relvas Verdes a Grândola Sul, coincidindo a ligação à A2, com o nó da A26/lP8 e o acesso facilitado ao Baixo Alentejo”, revela a mesma fonte.

Em matéria de acessibilidades, a Comunidade Intermunicipal realça que a eletrificação e modernização da linha entre Beja e Casa Branca está garantida, “ficando asseguradas velocidades de circulação até 200 km/h e ligação direta entre Beja e Lisboa”.

“No que respeita à ligação ao Aeroporto de Beja, estão a ser efetuados os estudos de viabilidade e estudos técnicos. Irão ainda ser desenvolvidos os estudos técnicos para a reabertura da Linha do Alentejo entre Beja e Ourique-Gare”, pode ler-se no comunicado.