O deputado do Chega Ricardo Dias Pinto é o candidato do partido à Câmara de Barrancos, no distrito de Beja, gerida pela CDU, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, revelou hoje à agência Lusa fonte partidária.
Segundo informação consultada pela Lusa no ‘site’ do parlamento, Ricardo Dias Pinto, de 57 anos, com a profissão de Assessoria Política, foi eleito deputado à Assembleia da República pelo círculo de Lisboa nas legislativas deste ano, repetindo a eleição de 2024.
O candidato, de acordo com a página de Internet do grupo parlamentar do Chega, frequentou o curso de Gestão Agrícola no antigo Instituto Superior de Matemáticas, Administração e Gestão (ISMAG), do grupo da Universidade Lusófona.
“Trabalhou no Departamento de Relações Públicas da Fundação Calouste Gulbenkian, no Serviço de Presidência, entre 1995 e 1999, onde teve contacto direto com diplomacia e política internacional, durante receções a chefes de Estado”, pode ainda ler-se.
Em termos partidários, Ricardo Dias Pinto é adjunto da direção nacional liderada por André Ventura, sendo responsável pela área das Relações Internacionais.
A Lusa efetuou várias tentativas para obter declarações de Ricardo Dias Pinto sobre a sua candidatura a Barrancos, mas sem sucesso.
O Município de Barrancos tem sido maioritariamente presidido pelo PCP ou por coligações lideradas por este partido, desde as primeiras eleições autárquicas após o 25 de Abril, em 1976, até hoje. Tal só não aconteceu em dois mandatos, 2001-2005 e 2017-2021, quando esteve ‘nas mãos’ do PS.
Atualmente, a autarquia tem como presidente o comunista Leonel Rodrigues, que cumpre o primeiro mandato, com maioria relativa, mas não se recandidata ao cargo.
Além de Ricardo Dias Pinto, também concorrem a esta câmara municipal o técnico superior Emílio Domingues, pela CDU, e a técnica superior na Divisão de Relações Públicas e Apoio ao Conselho de Ministros Bela Filipe, pelo PS.
O atual executivo camarário é composto por dois eleitos da CDU, dois do PS e um da coligação PSD/CDS-PP.
Rádio Pax/Lusa