Baixo Alentejo entre as zonas mais afetadas pela seca e calor recorde em outubro

O Baixo Alentejo foi uma das regiões mais afetadas pelo calor excecional e pela falta de chuva que marcaram o mês de outubro em Portugal. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), outubro de 2025 foi muito quente e seco, registando novos recordes de temperatura mínima no Alentejo.

Em Mértola e Portel, os termómetros atingiram 20,3 e 20,2 graus, respetivamente, valores que superam os anteriores máximos registados em 2023 e 2004. A temperatura média do ar em todo o país foi de 19 graus Celsius, 2,2 graus acima da média histórica, tornando este o segundo outubro mais quente desde 1931.

O IPMA indica ainda que 60% das estações meteorológicas registaram condições de onda de calor entre os dias 10 e 19, afetando sobretudo o Norte, Centro e Alto Alentejo.

Quanto à chuva, outubro foi seco, com apenas 79% da precipitação normal, agravando a situação de seca meteorológica no Alentejo, especialmente nas zonas do Baixo Alentejo e Alentejo Central, onde os valores ficaram muito abaixo da média.

Apesar de alguns episódios de chuva intensa no final do mês, a escassez de precipitação e as temperaturas elevadas continuam a preocupar o setor agrícola e os municípios alentejanos, que enfrentam mais um outono com condições de seca severa.

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Alentejo
12/03/2026
Alentejo encharcado: fevereiro foi um dos meses mais chuvosos de sempre em Portugal
Alentejo
12/03/2026
Alentejo gera 1,3 mil milhões de euros e garante emprego a 55 mil pessoas
12/03/2026
Câmara de Beja apresenta projeto de dinamização da Casa da Cultura
11/03/2026
Escola em Beja inicia aulas mais tarde devido a incêndio sem vítimas
11/03/2026
PSP de Beja apreende telemóvel, televisão e carteira furtada 
11/03/2026
Alentejo abre portas a nova oportunidade para enfermeiros: candidaturas a mestrado com seis instituições do país
MeteoAlentejo
11/03/2026
MeteoAlentejo reforça cobertura no concelho de Mértola
11/03/2026
Vinhos de Pias brilham na Alemanha: produtor do concelho de Serpa conquista dois ouros internacionais