Baixo Alentejo prepara “revolução” no preço dos transportes

Na próxima sexta-feira, dia 1 de julho, começa a vigorar o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) nos transportes públicos do Baixo Alentejo.

Os passes dos transportes públicos na área da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) ficam com valores fixos de 20 euros para viagens até quatro quilómetros, 30 euros para as viagens dentro de um concelho, 40 euros para as viagens entre concelhos e 50 euros para deslocações entre as diferentes Comunidades Intermunicipais com origem na CIMBAL.

Os transportes escolares e os transportes urbanos do concelho de Beja não estão incluídos nestes tarifários.

No caso dos utentes que atualmente sejam titulares de passes, as novas tarifas operam automaticamente, ao adquirir a nova vinheta. Caso o utente não seja titular de passe, deverá adquiri-lo, junto do Operador e, de seguida, dirigir-se ao seu Município para instruir o processo para beneficiar do desconto (preenchimento de formulário e comprovativo de residência).

Numa altura em que o preço dos combustíveis assume valores históricos, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo pretende estimular o uso dos transportes públicos.

Para além dos transportes rodoviários a CIMBAL está também a negociar descontos no transporte ferroviário anunciou à Rádio Pax Fernando Romba, primeiro-secretário da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.