Barragens do Monte da Rocha e Roxo vão ser dragadas

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou ontem, em Ourique, as 10 barragens que serão dragadas até final do ano, para aumentar a sua capacidade de armazenamento e a qualidade da água.

Num investimento global de 3,5 milhões de euros vão ser dragadas, no Baixo Alentejo as albufeiras do Monte da Rocha e do Roxo.

O Ministro da Ambiente considera que são intervenções “da maior importância” para garantir que “temos condições de chegar ao próximo Verão” com “maior capacidade de encaixe” e “melhor qualidade” de água nas albufeiras.

A limpeza vai remover sedimentos das albufeiras, nomeadamente “muitos nutrientes e muita matéria orgânica, que são os responsáveis pela degradação natural da qualidade da água”, explicou o Governante.

Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique, congratula-se com esta intervenção no Monte da Rocha, uma albufeira que tem um volume de água armazenada de apenas 8%.

O Presidente da Câmara salienta ainda a importância da ligação de Alqueva ao Monte da Rocha como “uma garantia fundamental de abastecimento público”.